Como funciona o Vale do Pinhão?


Vale do Pinhão é o movimento de Curitiba para promover ações de Cidades Inteligentes. Uma Cidade Inteligente se desenvolve economicamente ao mesmo tempo que aumenta a qualidade de vida do seu cidadão e gera eficiência nas operações urbanas. O programa foi criado pela Prefeitura de Curitiba, através da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, mas envolve todas as secretarias municipais e o ecossistema de inovação de Curitiba como parte integrantes do plano de cidade.

O ecossistema de inovação é composto por todos e quaisquer atores cujo objetivo é o desenvolvimento de inovação, como por exemplo, universidades, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, centros de pesquisa & desenvolvimento, startups, movimentos culturais e criativos, a sociedade, etc. Além da Prefeitura de Curitiba, outras instituições também fomentam o ecossistema, dentre elas, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (SEBRAE-PR), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (FECOMERCIO-PR).

Como é o cronograma dos eventos oferecidos?


Os eventos são promovidos pela própria Agencia Curitiba (a relação de eventos está neste link) http://www.agencia.curitiba.pr.gov.br/eventos e também pelos atores do ecossistema.

Como é o contato com os empreendedores, startups?


Além dos eventos, os empreendedores podem inscrever suas startups neste link: http://www.valedopinhao.agenciacuritiba.com.br/startup A partir desse cadastro, a Agência Curitiba promove temas de interesse das empresas cadastradas.

Quem dos fundadores teve a ideia de começar esse projeto?


Como mensuram a intensidade e proveito de todos os temas que são aplicados dentro do Ecossistema Vale do Pinhão? O Vale do Pinhão foi criado pelo Prefeito Rafael Greca. O propósito de fortalecer e potencializar o ambiente de inovação através do empreendedorismo, economia criativa e tecnologia para transformar Curitiba em uma cidade cada vez mais inteligente.

Qual o propósito inicial para desenvolvimento de uma startup que participa do Ecossistema? Como é esse contato diretamente?


O propósito é fomentar o desenvolvimento econômico e tecnológico com foco na inovação e de maneira sustentável. Os contatos podem acontecer através do site disponibilizado pela ACD e presencialmente em eventos.

As palestras ministradas são abertas? Qual a quantidade de pessoas envolvidas?


Todos os eventos realizados pela Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A são abertos e gratuitos impactando em média 1200 pessoas por mês.

Quais as atividades desenvolvidas dentro do Vale do Pinhão para o desenvolvimento tecnológico? Qual a importância de seus seis pilares?


Responsive image

O Vale do Pinhão está organizado em 6 pilares alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS – ONU):
  Educação e Empreendedorismo
  Tecnologia
  Reurbanização e Desenvolvimento
  Integração e Articulação do Ecossistema de Inovação
  Fomento Fiscal